Chávez anunciou que passará por nova cirurgia

Na TV, presidente venezuelano revelou a descoberta em Havana de uma "nova leso" na plvis, mesma regio de onde um grande cncer havia sido retirado no ano passado. "Muita gente quer que eu morra, mas sigo lutando pela vida", disse

Chávez anunciou que passará por nova cirurgia
Chávez anunciou que passará por nova cirurgia (Foto: Gil Montano/REUTERS)

247 com agências internacionais - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira que passará por uma nova cirurgia, depois de médicos de Cuba descobrirem uma "nova lesão" na pélvis, mesma região de onde um grande câncer havia sido retirado no ano passado.

Chávez informou sobre o novo procedimento depois de dar um discurso de mais de duas horas à TV, em Barinas, seu Estado-natal.

O líder socialista, de 57 anos, disse que viajou no sábado a Havana para fazer exames. A viagem não foi oficialmente anunciada, mas rumores a seu respeito motivaram uma onda de especulações de que Chávez estaria à beira de morte.

"Não há metástase. Só essa pequena lesão, no mesmo lugar de onde retiraram o tumor", disse Chávez.

"Por causa dos crescentes rumores, sou obrigado a dar essa informação agora (...). É uma lesão pequena, cerca de 2 centímetros de diâmetro, muito claramente visível. Isso precisa ser tirado, precisa de mais cirurgia, supostamente menos complicada que antes."

O momento é delicado também porque estão sendo definidas as candidaturas à próxima eleição presidencial, em outubro, para a qual o presidente já é pré-candidato. Na semana passada, o advogado Henrique Capriles Radonski foi escolhido pela oposição para enfrentar Chávez.

O presidente disse que sabe que "muita gente" quer que ele morra, mas que a informação sobre a metástase é falsa. "Sou um ser humano e estou com um câncer. Mas estou em boas condições físicas para seguir lutando pela vida."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247