Chavista reeleito para chefiar Legislativo

Agora, os três principais cargos do parlamento venezuelano estão ocupados por aliados do presidente Hugo Chávez, internado em Cuba "em estado delicado"; caso Chávez não possa comparecer à sua própria posse, marcada para 10 de janeiro, Diosdado Cabello poderá ocupar a presidência se novas eleições vierem a ser convocadas

Chavista reeleito para chefiar Legislativo
Chavista reeleito para chefiar Legislativo (Foto: HANDOUT)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Aliado do presidente Hugo Chávez, internado em Cuba em estado "delicado", o atual presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, foi reeleito para o cargo neste sábado 5. "O juramento que fazemos hoje é que, como militantes, jamais decepcionaremos o povo e estaremos com os joelhos no chão para defender a proposta do presidente Hugo Chávez. Eu juro", afirmou Cabello após ser reeleito.

Como vice-presidentes foram escolhidos os deputados Darío Vivas e Blanca Eekhout, que, assim como Cabello, são dirigentes do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), liderado por Chávez.

A eleição do presidente da Assembleia Nacional ganhou importância nos últimos dias, com o agravamento do estado de saúde de Chávez. Caso o presidente não possa comparecer à posse de 10 de janeiro, uma das principais possibilidades é que Cabello permaneça no cargo até a realização de novas eleições presidenciais.

Nesta sexta-feira, porém, o vice-presidente Nicolás Maduro indicou que a cerimônia de posse poderá ser adiada e que, mesmo assim, Chávez continuará sendo presidente da Venezuela. Ele cita três artigos da Constituição da Venezuela que estabelecem a vacância de poder apenas em caso de morte do atual presidente.

Durante a sessão que reelegeu Cabello, centenas de pessoas se concentraram em frente à Assembleia Nacional. A manifestação foi realizada como resposta à convocação de Maduro, que pediu que a população defendesse nas ruas a Constituição do país.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email