CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Chefe da CIA diz que China, e não Rússia, é maior ameaça aos EUA

Segundo William J. Burns, a guerra na Ucrânia não "diminuiu a determinação de Xi (Jinping) de ganhar o controle de Taiwan com o passar do tempo”

William Burns (Foto: Reuters/Tom Brenner/Pool)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), William J. Burns, participou no último dia 7 do FTWeekend Festival, em Washington. O evento contou também com a presença do ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger.

No festival, Burns afirmou que a Rússia de Vladimir Putin é uma "potência em declínio", o que levou o presidente russo a declarar a operação militar na Ucrânia. “Putin demonstra de uma maneira muito perturbadora que potências em declínio podem ser tão disruptivas quanto potências em ascensão”, disse Burns, conforme o Valor Econômico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

>>> Anitablian: batalha contra a Rússia é etapa de uma guerra maior contra a China

Burns, que foi embaixador dos EUA em Moscou, avaliou ainda o estado mental do líder russo. “Eu lidei e observei o presidente Putin por muitos anos e o que vi, especialmente na última década, é ele de certa forma imerso em uma combinação muito inflamável de queixas, ambição e insegurança, todos meio que embrulhados”, disse. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Seu apetite pelo risco cresceu ao longo dos anos, à medida que ele foi ganhando mais poder e seu círculo de conselheiros foi diminuindo”.

Ainda assim, Burns frisou que a China continua sendo a maior ameaça à hegemonia estadunidense. Como disse Burns ao Financial Times: “não acho nem por um minuto que a guerra na Ucrânia diminuiu a determinação de Xi (Jinping) de ganhar o controle de Taiwan com o passar do tempo”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A China de Xi “continua sendo o maior desafio geopolítico que enfrentamos no longo prazo como país”, completou.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO