CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Chefe da ONU critica Irã por negação do Holocausto

Sem mencionar explicitamente o país, secretário-geral Ban Ki-Moon fez críticas a ameaças contra Israel; o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, vem repetidamente negando o Holocausto e este mês descreveu Israel como um "tumor cancerígeno"

Chefe da ONU critica Irã por negação do Holocausto (Foto: KIM HONG-JI/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

DUBAI, 30 Ago (Reuters) - Sem mencionar explicitamente o Irã, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, condenou nesta quinta-feira o país, ao participar de um evento em Teerã, por ameaçar destruir Israel e negar o Holocausto.

"Eu rejeito fortemente ameaças de qualquer Estado membro de destruir um outro ou tentativas ultrajantes de negar fatos históricos como o Holocausto", afirmou Ban em seu discurso na cúpula do Movimento dos Não-Alinhados, que está sendo realizada na capital iraniana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Alegar que Israel não tem o direito de existir ou descrevê-lo em termos racistas não só é algo errado como mina o próprio princípio com o qual todos nos comprometemos", disse ele.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, vem repetidamente negando o Holocausto e este mês descreveu Israel como um "tumor cancerígeno". Em 2005, ele causou indignação quando surgiram relatos de que ele declarou que Israel deveria "ser varrido do mapa".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Especialistas na língua persa dizem que uma tradução mais correta da declaração que Ahmadinejad fez naquele ano seria: "Israel tem de desaparecer da página do tempo".

Ban aceitou participar da cúpula dos Não-alinhados, apesar de apelos dos Estados Unidos e de Israel para que ele boicotasse o evento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Reportagem de Marcus George)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO