CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Chefe do Exército Nacional anuncia tomada do poder na Líbia

O chefe do Exército Nacional da Líbia, Jalifa Haftar, anunciou na segunda-feira que assumiu o controle de todo o poder político no país do Norte da África

Jalifa Haftar, comandante do Exército Nacional Líbio (Foto: Russia Today/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - As forças de Jalifa Haftar, que já controla a maior parte do território da Líbia, tomaram "todo o poder", segundo anúncio do próprio comandante do Exército Nacional. 

Entretanto, o noroeste do país permanece sob o controle do Governo do Acordo Nacional (GAN), de Fayez al Sarraj, apoiado pela ONU e considerado pelas forças de Haftar como "uma coalizão de extremistas islâmicos e milícias leais à Irmandade Muçulmana".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em um discurso na televisão para "líbios livres", Haftar declarou que o "Comando Geral das Forças Armadas aceita a vontade do povo", que respondeu ao seu apelo para "anunciar a queda do Acordo Político que destruiu o país e o levou ao abismo". 

Com a revogação do Acordo Político, marcado pelo comandante líbio como "parte do passado", o poder "é devolvido ao povo, a fonte de toda autoridade", disse Haftar. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O comandante do Exército Nacional disse que suas forças agora se concentrarão na criação de condições "para construir instituições duradouras". 

Por sua vez, o GAN classificou as declarações de Haftar como um anúncio de um golpe de Estado e uma violação do Acordo Político de 2015. Em comunicado, o GAN classificou Haftar como um agressor autoritário que procurava usurpar o poder a todo custo com a ajuda de suas "milícias e mercenários terroristas".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A embaixada dos EUA em Trípoli,  também reagiu ao anúncio de Haftar, afirmando que Washington "lamenta" a ação do comandante e rejeitando a mudança na estrutura política da Líbia por meio de uma "declaração unilateral".

Quem é quem no conflito líbio

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde a derrubada de Muammar Kadafi, em 2011, e a intervenção militar estrangeira, a Líbia gerou uma dualidade de poderes. O Governo do Acordo Nacional, criado em 2015 como um órgão de transição com o apoio da ONU, foi estabelecido em Trípoli e controlou partes do noroeste do país, enquanto a maior parte do território nacional era governada pela Câmara dos Representantes da Líbia, em operação desde 2014 com sede na cidade de Tobruk e apoiada por Haftar.

O Exército Nacional da Líbia enfatiza que o caráter político do GAN era o de um órgão transitório e que seus poderes expiraram em dezembro de 2017. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo de Tobruk foi reconhecido pela comunidade internacional até dezembro de 2015. Haftar é apoiado por países como o Egito ou os Emirados Árabes Unidos, que o consideram um "homem forte" que pode combater os islâmicos, enquanto os opositores veem no comandante um novo Kadafi. Após a operação contra "terroristas" realizada em janeiro do ano passado no sul do país, as forças de Haftar tomaram territórios com grandes campos de petróleo.

Informações de Russia Today.
 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO