China aprova créditos para elevar investimentos no setor de petróleo venezuelano

A China e a Venezuela dão um novo passo no desenvolvimento de sua parceria estratégica tendo por foco o incremento dos investimentos chineses no setor petrolífero do país sul-americano

China aprova créditos para elevar investimentos no setor de petróleo venezuelano
China aprova créditos para elevar investimentos no setor de petróleo venezuelano

247, com Prensa Latina - O Banco de Desenvolvimento da China aprovou nesta terça-feira (3) um crédito de cinco bilhões de dólares para a Venezuela, o que permitirá aumentar os investimentos na Faixa do Orinoco e outras regiões ricas em petróleo do país sul-americano.

O ministro das Finanças da Venezuela, Simón Zerpa, disse à Prensa Latina que o recurso foi aprovado durante a instalação de um foro preparatório de alto nível da próxima Comissão Mista entre ambas as nações.

Segundo o ministro, esses fundos terão um impacto positivo nos investimentos do setor petroleiro, um dos eixos centrais da cooperação econômica Venezuela-China.

Também comentou sobre a aprovação de mais financiamentos que se destinarão a essa esfera.

Zerpa indicou que a concessão desse crédito ilustra o alto nível das relações bilaterais entre ambos os países e inclusive se referiu ao chamado do presidente chinês, Xi Jinping, para fortalecer ainda mais a cooperação depois da vitória eleitoral de Nicolás Maduro em 20 de maio último.

Assim, comentou sobre as estratégias de Pequim e Caracas para estabelecer circuitos alternativos do comércio exterior e do sistema financeiro internacional a fim de manter a fluidez das relações à margem de fatores como as sanções unilaterais dos Estados Unidos e sua guerra comercial contra os dois países.

Zerpa está de visita ao gigante asiático para coordenar os temas que serão tratados na 16ª Comissão Mista Bilateral.

Também nesta terça-feira ele se reuniu com autoridades do Ministério de Relações Exteriores da China.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247