CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

China convoca embaixador japonês após comentários de Shinzo Abe sobre Taiwan

Ex-primeiro-ministro japonês fez declarações que soam como ameaça à China

Hua Chunying, porta-voz da chancelaria chinesa (Foto: CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O Ministério das Relações Exteriores da China convocou uma "reunião de emergência" com o embaixador do Japão em Pequim, Hideo Tarumi, após os comentários do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe sobre Taiwan.

As autoridades chinesas reagiram aos comentários do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que afirmou que nem o Japão e nem os Estados Unidos permaneceriam inativos se Taiwan fosse atacado pela China.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Shinzo Abe, que deixou o cargo de primeiro-ministro do Japão no ano passado, disse em um fórum virtual organizado por um think tank taiwanês que uma invasão armada no Taiwan representaria uma ameaça à segurança do Japão.

Após a declaração, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, condenou os comentários. As informações foram confirmadas pelo Global Times.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hua Chunying ainda sugeriu que os comentários de Abe "desafiaram abertamente a soberania da China e deram apoio descarado às forças de independência de Taiwan".

Pequim acredita que Tóquio está violando as normas de seu relacionamento diplomático, e convocou uma "reunião de emergência" para debater o assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para Hua, embora Shinzo Abe não seja mais o primeiro-ministro do Japão, ele continua influente no atual governo, do Partido Liberal Democrata do Japão.

A China reivindica Taiwan, que foi uma colônia japonesa até o início dos anos 1950, como parte de seu próprio território, e suas autoridades reiteram que o uso da força continua sendo uma opção para trazer a ilha de volta ao seu domínio.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO