China diz que EUA transformam 'informação em armas' e são o 'verdadeiro império das mentiras'
Declaração da chancelaria chinesa foi feita após o Departamento de Estado dos EUA acusar Pequim de investir bilhões de dólares em esforços de manipulação de informações
Rádio Internacional da China - Os fatos provaram repetidamente que os Estados Unidos são totalmente um "império de mentiras", disse neste sábado um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
O porta-voz fez as observações em resposta a um relatório recente do Departamento de Estado norte-americano que afirma que a China investiu bilhões de dólares para espalhar a desinformação globalmente.
O porta-voz afirmou que o próprio relatório do Departamento de Estado dos EUA é desinformação, pois deturpa os fatos e a verdade.
"Na verdade, foram os EUA que inventaram a transformação do espaço de informação global em armas", assinalou o porta-voz, acrescentando que o centro relevante do Departamento de Estado dos EUA que elaborou o relatório está envolvido em propaganda e infiltração em nome do "engajamento global". É uma fonte de desinformação e o centro de comando da "guerra de percepção".
Segundo o porta-voz, desde a Operação Mockingbird, que subornou e manipulou a mídia para fins de propaganda na era da Guerra Fria, até um frasco de pó branco e um vídeo encenado dos "Capacetes Brancos" citados como evidência para travar guerras de agressão no Iraque e na Síria anteriormente deste século, e depois à enorme mentira inventada para difamar a política sobre Xinjiang da China, os fatos provaram repetidamente que os EUA são totalmente um "império de mentiras". Até mesmo alguns nos EUA, como o senador Rand Paul, reconheceram que o governo norte-americano é o maior propagador de desinformação na história do mundo.
"Alguns nos EUA podem pensar que eles podem prevalecer na guerra de informação desde que produzam mentiras suficientes. Mas as pessoas do mundo não são cegas", alertou o porta-voz.
Não importa como os EUA tentem atribuir o rótulo de "desinformação" a outros países, cada vez mais pessoas no mundo já perceberam a feia tentativa dos EUA de perpetuar sua supremacia por tecer mentiras nas "roupas novas do imperador" e difamar outros, enfatizou o porta-voz.