China e Venezuela anunciam parceria de cooperação estratégica para qualquer tempo

O próximo ano marcará os 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países

(Foto: Mídia chinesa)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio Internacional da China - O presidente chinês, Xi Jinping, conversou nesta quarta-feira (13) em Beijing com o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro Moros, que está no país para uma visita de Estado de 8 a 14 deste mês.

Na ocasião, os dois chefes de Estado anunciaram que elevarão o relacionamento bilateral para uma “parceria de cooperação estratégica a qualquer tempo”. 

continua após o anúncio

No encontro, Xi Jinping deu boas-vindas a Maduro em sua nova missão diplomática. “Esta é sua quinta visita à China desde que assumiu a presidência, refletindo de todo a amizade fraterna entre a China e a Venezuela”, disse ele. 

O líder chinês observou que seu país e a Venezuela são bons amigos, com confiança mútua, e bons parceiros para a persecução do desenvolvimento comum. A China sempre considerou o aprimoramento das relações com o país latino-americano a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo e, como sempre, apoiará firmemente os esforços do lado venezuelano para salvaguardar a soberania nacional, a dignidade nacional e a estabilidade social, bem como sua justa oposição à interferência externa. 

continua após o anúncio

O próximo ano marcará os 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. Xi Jinping disse estar pronto para trabalhar com Nicolás Maduro na elaboração de um plano sobre o desenvolvimento das relações bilaterais, e para consolidar e aprofundar a cooperação entre ambos em vários campos, de modo a trazer mais benefícios para seus povos e injetar mais positividade na paz e no desenvolvimento mundiais. 

Por sua vez, Maduro expressou, em nome do povo venezuelano, seus melhores votos a Xi Jinping, à milenar nação chinesa e à República Popular da China. Segundo ele, o relacionamento entre a Venezuela e a China já é um exemplo para as relações entre os países do Sul Global. “Eu estou disposto a trabalhar com a China para inaugurar uma nova e gloriosa era das relações entre os dois países", disse o presidente venezuelano.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247