CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

China e Vietnã prometem cooperação no Mar do Sul da China

Funcionários seniores chineses e vietnamitas co-presidiram a 15ª Reunião do Comitê Diretor China-Vietnã para Cooperação Bilateral

(Foto: Global Times)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Global Times - Funcionários seniores chineses e vietnamitas co-presidiram a 15ª Reunião do Comitê Diretor China-Vietnã para Cooperação Bilateral na sexta-feira em Hanói e alcançaram uma série de pontos de consenso sobre o avanço da cooperação estratégica abrangente entre os dois países, prometendo manter o Mar do Sul da China como um mar de paz e cooperação.

"Estamos dispostos a trabalhar com o Vietnã para fazer bom uso do comitê, um mecanismo geral de gestão para a coordenação geral da cooperação bilateral, planejar em conjunto a cooperação na próxima etapa e fazer contribuições positivas para avançar as relações China-Vietnã na nova era", disse Wang Yi, membro do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China e Ministro das Relações Exteriores da China, na reunião.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dois lados devem manter a comunicação estratégica de alto nível, construir constantemente consensos e aumentar a confiança mútua. Ambos os países também devem fortalecer os mecanismos de cooperação em defesa nacional, segurança pública e segurança, bem como aprofundar a cooperação em segurança não tradicional, como contra-terrorismo e combate a fraudes em telecomunicações, disse Wang.

O principal diplomata da China também convocou os dois lados a aproveitar as vantagens da proximidade geográfica e complementaridade industrial, aprofundar a cooperação nos campos de assuntos econômicos e comércio, interconectividade, e criar conjuntamente um sistema de produção e fornecimento estável, suave e mutuamente benéfico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Espera-se que China e Vietnã trabalhem juntos para salvaguardar a igualdade e a justiça internacionais, praticar o verdadeiro multilateralismo e apoiar-se mutuamente em questões de interesse principal respectivo.

Os dois países devem cumprir o consenso de alto nível, insistir em gerenciar diferenças por meio de consultas amigáveis, promover ativamente a cooperação marítima e salvaguardar a paz e estabilidade arduamente conquistadas no Mar do Sul da China, disse Wang.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Wang Yi chegou a Hanói na sexta-feira para uma visita de dois dias como parte das frequentes interações bilaterais entre China e Vietnã. Alguns especialistas esperam que esta visita consolide o consenso bilateral e abra caminho para os dois países desenvolverem ainda mais as relações bilaterais e obterem resultados substanciais e mutuamente benéficos.

O vice-primeiro-ministro vietnamita Tran Luu Quang disse durante a reunião que o Vietnã está disposto a fortalecer visitas mútuas de alto nível e realizar ativamente intercâmbios interpartidários e parlamentares com a China.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eles devem utilizar o papel coordenador do comitê para melhorar a colaboração em diplomacia, defesa e segurança, disse o oficial vietnamita, observando que o país do Sudeste Asiático também está comprometido em alcançar um maior desenvolvimento em cooperação econômica, comercial, de investimento e financeira, bem como em melhorar a colaboração em transporte, agricultura, proteção ambiental, ciência e tecnologia, turismo, educação e intercâmbios locais.

O Vietnã também está buscando expandir a cooperação em inteligência artificial e energia verde com a China, observou ele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"De acordo com o consenso alcançado pelos líderes de ambos os países, gerenciaremos eficazmente as diferenças e promoveremos conjuntamente as consultas sobre o Código de Conduta no Mar do Sul da China, a fim de construir o Mar do Sul da China em um mar de paz e cooperação", disse Quang.

Na sexta-feira, horário local, Wang também se encontrou com o Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, o Presidente vietnamita Vo Van Thuong e o Ministro das Relações Exteriores Bui Thanh Son, respectivamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante o encontro com Bui Thanh Son, Wang também pediu que os dois lados promovessem ativamente a cooperação marítima mutuamente benéfica, prevenissem a intervenção de forças externas e acelerassem as consultas sobre o Código de Conduta no Mar do Sul da China.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO