China faz proposta inédita aos EUA sobre transferência de tecnologia
Os Estados Unidos e a China avançaram em todas as áreas sob discussão nas negociações comerciais, com um movimento sem precedentes em questões delicadas como transferência de tecnologia; mas ainda existem pontos controversos, disseram à Reuters na quarta-feira (27) autoridades dos EUA
Reuters - Os Estados Unidos e a China avançaram em todas as áreas sob discussão nas negociações comerciais, com um movimento sem precedentes em questões delicadas como transferência de tecnologia; mas ainda existem pontos controversos, disseram à Reuters na quarta-feira (27) autoridades dos EUA.
O representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, chegam a Pequim nesta quinta-feira para nova rodada de negociações com autoridades chinesas para trabalhar no acordo que pode pôr fim a meses de guerra comercial.
A China apresentou propostas que vão além do que já foi apresentado no passado, criando esperança de uma acordo que os EUA insistem que precisa incluir mudanças estruturais na economia chinesa.
"Eles estão conversando sobre transferência de tecnologia de uma maneira que nunca quiseram conversar antes —tanto em termos de escopo quanto de detalhes", disse uma fonte consultada pela Reuters.
Ainda não há um cronograma para as negociações, disse outra fonte : "Pode ir para maio, junho, ninguém sabe. Pode acontecer em abril, não sabemos". .
As duas maiores economias do mundo adotaram tarifas uma contra a outra relacionadas a centenas de bilhões de dólares em produtos. A China quer que os EUA suspendam as tarifas como parte do acordo.
