CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

China freia plano nuclear

Pas que constri o maior nmero de plantas no mundo anuncia que vai rever sua poltica energtica

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Depois da Alemanha, da Suíça, da França, da Espanha e até mesmo do Brasil, agora é China que anuncia que irá rever suas ambições nucleares. A notícia muda o mapa energético global porque os chineses estão à frente do maior número de construções de reatores no mundo. A decisão foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro do país, Wen Jiabao, e pelo Conselho de Estado. “Vamos reavaliar os planos de novas usinas e os das que estão em fase inicial de desenvolvimento”, diz a nota do Conselho.

A China tem hoje três usinas atômicas e está construindo outras 28, o que representa 40% de tudo o que está sendo feito no mundo em matéria de energia nuclear. Os chineses estão pressionados por vários razões. O crescimento acelerado da economia, ao ritmo de 10% ao ano, exige mais energia e o país não conta com mais fontes hidrelétricas. Três Gargantas, a maior usina do mundo, já está em operação e o país não conta com outras fontes hídricas. A principal fonte do país é térmica, mas isso coloca a China como o segundo país que mais contribui para o aquecimento global, atrás apenas dos Estados Unidos. Sem novas usinas nucleares, a China pode ser obrigada a rever para baixo suas projeções de crescimento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No Brasil, a repercussão da crise de Fukushima também deve ser grande. Especialistas, como o físico José Goldemberg, defendem a suspensão dos planos de construção de novas usinas. E a presidente Dilma Rousseff promete reavaliar a política energética brasileira, em face da tragédia de Fukushima.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO