China reafirma apoio ao multilateralismo em fórum internacional
O vice-presidente chinês, Wang Qishan, afirmou no domingo que a China adere ao desenvolvimento pacífico e apoia firmemente o multilateralismo.
Xinhua - O vice-presidente da China, Wang Qishan, falou neste domingo (2) na cerimônia de abertura do Fórum Internacional Imperial Springs 2019 em Guangzhou, capital da Província de Guangdong, sul do país, onde defendeu a paz e o multilateralismo.
Wang sublinhou que o desenvolvimento da China não fará com que ela substitua outro país e que a China jamais buscará a hegemonia ou se envolverá em expansão.
O vice-presidente destacou que a paz e o desenvolvimento são temas dos tempos e assinalou que o multilateralismo é uma opção inevitável para os seres humanos, enquanto a expansão da cooperação e desenvolvimento comum são aspirações de todos os países do mundo.
Não obstante, nos últimos anos, houve voltas e reviravoltas na globalização econômica, indicou Wang, acrescentando que o aumento do unilateralismo, protecionismo e populismo tem afetado fundamentalmente a ordem do multilateralismo.
Wang assinalou que o mundo procura uma resposta racional entre a busca da integração e a separação, assim como a escolha entre a cooperação e a disputa.
Wang explicou os pensamentos da China para dezenas de ex-chefes de Estado e de governo, dirigentes de organizações internacionais e diversos especialistas e líderes empresariais.
A China defende a construção de um novo tipo de relações internacionais e uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse Wang, acrescentando que a China está comprometida em cumprir o objetivo de criar um mundo mais próspero e formoso, enquanto defende a cooperação de benefício mútuo, acata às regras internacionais, busca a igualdade e justiça, trata dos mecanismos multilaterais como a base e visa ações concretas.
Wang assinalou que o desenvolvimento sustentável é chave de ouro para lançar novas práticas na cooperação do multilateralismo. A China deseja trabalhar com a comunidade internacional para implementar plenamente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, participar ativamente na cooperação internacional para lidar com a mudança climática e trabalhar para abrir um novo caminho para o desenvolvimento sustentável.
O Fórum Internacional Imperial Springs foi fundado em 2014 e organizado conjuntamente pela Associação de Amizade e Intercâmbio Austrália-China, Associação do Povo Chinês para a Amizade com os Países Estrangeiros, governo provincial de Guangdong e WLA-Clube de Madrid.
O fórum tem como objetivo promover o entendimento e o consenso entre diferentes partes através de discussões de temas chave como a paz internacional, desenvolvimento econômico e intercâmbios culturais, com o fim de avançar na cooperação regional e global.