CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

China rechaça ‘mentiras e intimidação’ dos EUA e diz que vai defender segurança nacional

Um porta-voz do Departamento dos Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado da China disse nesta segunda-feira que as mentiras e intimidações dos Estados Unidos não podem abalar a determinação e a vontade do povo chinês de salvaguardar a segurança nacional

Bandeiras da China e Hong Kong (Foto: Xinhua)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A chancelaria chinesa rebateu as afirmações do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. O chefe da diplomacia americana disse que Hong Kong não tem mais o alto grau de autonomia e que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou com as chamadas sanções contra a China e sua Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK). "Nós condenamos fortemente isso", disse o porta-voz.

"O que as autoridades americanas disseram sobre Hong Kong são completas mentiras e calúnias", afirmou o porta-voz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Assembleia Popular Nacional aprovou em 28 de maio uma decisão de estabelecer e melhorar o sistema legal em Hong Kong para salvaguardar a segurança nacional, com o objetivo de prevenir, parar e punir atos e atividades que coloquem em risco a segurança nacional, disse o porta-voz.

"Não há como a legislação afetar o alto grau de autonomia de Hong Kong ou os direitos e liberdades desfrutados pelos residentes de Hong Kong, que são mais extensos do que antes do retorno de Hong Kong à pátria", disse o porta-voz. "Pelo contrário, solidificará a fundação de 'um país, dois sistemas'."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De fato, a salvaguarda da segurança nacional é uma prioridade para todos os países, observou o porta-voz.

Estabelecer e melhorar o sistema legal e os mecanismos de aplicação da RAEHK para salvaguardar a segurança nacional é puramente parte dos assuntos internos da China, que as autoridades dos EUA não têm o direito de julgar, disse o porta-voz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Os políticos dos EUA não podem negar sua responsabilidade pela atual situação sombria em Hong Kong", disse o porta-voz, notando que os políticos dos EUA, que são hostis à China e com medo do desenvolvimento da China, encorajaram e forneceram proteção aos manifestantes que cometeram crimes violentos em Hong Kong durante a perturbação relacionada às alterações da ordenação propostas.

"Aconselhamos as autoridades americanas a não adotar sempre 'padrões duplos' ou comentar arbitrariamente sobre os assuntos internos de outros países", disse o porta-voz. "Em vez disso, eles devem colocar mais energia na resposta da COVID-19 e na proteção da vida e da saúde das pessoas, e fazer mais para eliminar a discriminação racial e lidar com ondas de protestos e agitação que estão varrendo através do seu próprio país."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O status econômico especial da RAEHK é protegido pela Lei Básica e reconhecido e respeitado por países ao redor do mundo, disse o porta-voz.

Apesar da alegação das autoridades americanas de que apoiam o alto grau de autonomia de Hong Kong, eles ameaçaram cancelar seu tratamento comercial especial para Hong Kong.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os fatos provaram que são as forças externas como os Estados Unidos que estão minando o alto grau de autonomia de Hong Kong, disse o porta-voz.

"O povo chinês nunca teve medo de intimidação ou bullying e nenhuma força pode abalar nossa determinação ou vontade de salvaguardar a segurança nacional", disse o porta-voz. "O governo chinês protegerá firmemente a segurança de Hong Kong, apoiará o desenvolvimento de Hong Kong e estará pronto para revidar qualquer ato que coloque em risco a prosperidade e a estabilidade de Hong Kong."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Informações da Xinhua

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO