Chineses no Brasil celebram o primeiro Dia Nacional da Imigração Chinesa

Para celebrar o primeiro Dia Nacional da Imigração Chinesa, foram realizados nesse domingo (12) em São Paulo, um festival e uma cerimônia beneficente promovidos pela Associação dos Chineses do Brasil

Chineses no Brasil celebram o primeiro Dia Nacional da Imigração Chinesa
Chineses no Brasil celebram o primeiro Dia Nacional da Imigração Chinesa

247, com Rádio China Internacional - Para celebrar o primeiro Dia Nacional da Imigração Chinesa, foram realizados nesse domingo (12) em São Paulo, um festival e uma cerimônia beneficente promovidos pela Associação dos Chineses do Brasil.

O evento contou com a presença da cônsul geral da China, Chen Peijie, do deputado federal Fausto Pinato e da primeira-dama de São Paulo, Lúcia França, bem como de 200 representantes chineses e brasileiros.

O chefe da Associação dos Chineses no Brasil, Zhu Suzhong, disse em seu discurso que o Brasil acolheu como uma mãe as pessoas vindas de todo o mundo.

O dia 15 de agosto foi definido pela União como o Dia Nacional da Imigração Chinesa, o que constituiu o reconhecimento e respeito da sociedade quanto à contribuição dos imigrantes chineses ao longo de 200 anos. Zhu disse acreditar que a cooperação no âmbito do BRICS e a iniciativa "Cinturão e Rota" possam aprofundar ainda mais as relações entre a China e o Brasil, além de oferecer amplo espaço para o desenvolvimento dos chineses residentes no Brasil.

A cônsul geral chinesa em São Paulo afirmou que a criação do Festival da Imigração Chinesa demonstra a fraternidade e amizade sincera entre os dois governos e povos. Ela disse esperar que o festival possa atrair mais brasileiros para experimentar ao vivo a cultura chinesa e ajudá-los a conhecer mais sobre a China.

Na ocasião, as comunidades chinesas em São Paulo doaram cestas básicas e outros materiais a 24 grupos de caridade locais, no valor de 400 mil reais. Foram ainda premiadas as celebridades chinesas e brasileiras que contribuíram para amizade sino-brasileira.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247