TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Chirac é condenado por caso de empregos fictícios

    Aos 79 anos, ex-presidente da Frana recebeu uma pena de dois anos, com suspenso condicional, por desvio de recursos pblicos e abuso de confiana, na poca em que era prefeito de Paris

    Chirac é condenado por caso de empregos fictícios (Foto: John Schults/ REUTERS)
    Roberta Namour avatar
    Conteúdo postado por:

    Roberta Namour – correspondente do 247 em Paris – O ex-presidente da França, Jacques Chirac, foi condenado nesta manhã pelo caso de empregos fictícios na cidade de Paris, que remonta ao início dos anos 90, quando foi prefeito da capital. Jacques Chirac, 79, foi condenado por desvio de recursos públicos e abuso de confiança. É a primeira vez que um ex-chefe de Estado francês é condenado na Justiça desde a Segunda Guerra Mundial. Ele recebeu uma pena de dois anos de prisão, que deverá ser cumprida apenas se ele for condenado por outro crime nesse período.

    Ele não estava presente no julgamento, como conteceu durante todo o processo, realizado entre 05 e 23 setembro, por alegar sofrer de doença neurológica "grave e irreversível". Sua filha adotiva Anh Dao Traxel participou da audiência.

    O caso dos empregos fictícios aconteceu entre 1990 e 95, quando Chirac era prefeito, presidente do partido RPR e se preparava para concorrer às eleições presidenciais de maio de 1995. Mais de trinta pessoas recebiam salários de Paris, sem nunca terem prestado serviços para a capital. Várias figuras políticas de peso estão envolvidas no caso, incluindo o actual Ministro dos negócios Estrangeiros, Alain Juppe, que foi condenado a 14 meses de pena suspensa.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: