Coalizão liderada pelos EUA suspende treinamentos e apoio às tropas do Iraque

A coalizão liderada pelos EUA suspendeu o treinamento e apoio às tropas iraquianas devido a repetidos ataques de mísseis contra as bases norte-americanas

Base norte-americana no Iraque
Base norte-americana no Iraque (Foto: REUTERS / Jonathan Ernst)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik Brasil - "Nossa prioridade é proteger todo o pessoal da Coalizão envolvida na derrota do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países). Os repetidos ataques com foguetes nos últimos dois meses por integrantes do Kata'ib Hezbollah causaram a morte de militares das Forças de Segurança do Iraque e de um civil norte-americano", segundo comunicado.

"Como resultado, estamos empenhados em proteger as bases iraquianas que agrupam as tropas da Coalizão. Isso limitou nossa capacidade de realizar treinamentos com aliados e de apoiar as operações contra o Daesh, sendo assim, suspendemos temporariamente essas atividades", cita.

A base aérea de Balad, localizada a 87 quilômetros ao norte de Bagdá, que abriga tropas norte-americanas, e a Zona Verde da capital iraquiana, onde se encontra a Embaixada dos EUA, teriam sido alvos de ataques neste sábado (4).

A tensão entre os dois países foi elevada quando, nesta sexta-feira (3), o comandante militar iraniano Qassem Soleimani, juntamente com outras 10 pessoas, foi morto por um ataque de drone norte-americano nas proximidades do Aeroporto Internacional de Bagdá.

Donald Trump publicou uma série de tweets neste sábado (4) às ameaças da liderança iraniana. O presidente dos EUA ameaçou Teerã, alertando sobre um possível ataque contra "52 locais iranianos".

Por sua vez, o Irã prometeu vingar-se severamente do assassinato, enquanto o governo Trump alegou estar buscando acalmar as tensões na região.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247