‘Coletes amarelos’ voltam às ruas na França pela 13ª vez

Os "coletes amarelos" retomaram os protestos em toda França neste sábado, 9. Esta é a 13.ª manifestação desde o início do movimento, agora enfraquecido depois de três meses nas ruas; um manifestante perdeu a mão em um incidente durante a marcha desta manhã

‘Coletes amarelos’ voltam às ruas na França pela 13ª vez
‘Coletes amarelos’ voltam às ruas na França pela 13ª vez (Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes)

247 - Os "coletes amarelos" retomaram os protestos em toda França neste sábado, 9. Esta é a 13.ª manifestação desde o início do movimento, agora enfraquecido depois de três meses nas ruas. Um manifestante perdeu a mão em um incidente durante a marcha desta manhã. A informação é do Jornal Estado de S.Paulo.

Ele foi retirado pelos bombeiros com o antebraço protegido. Em imagens divulgadas pela emissora russa RT, médicos que acompanhavam os manifestantes falaram de uma mão arrancada, mas ainda não se sabe exatamente o que aconteceu.

Segundo Cyprien Royer, de 21 anos, uma testemunha que filmou o fim do acidente, a mão foi arrancada por uma granada de dispersão, usada pela polícia quando a multidão se aproximava da entrada da Assembleia Nacional. Royer disse que a vítima é um fotógrafo dos "coletes amarelos" que estava tirando fotos das pessoas que empurravam as grades de proteção da entrada do Parlamento.

"Quando os policiais quiseram dispersar a multidão, jogaram uma granada de dispersão que caiu na panturrilha dele. Ele quis dar um golpe com a mão para que não explodisse na perna, mas, quando tocou nela, explodiu", contou a testemunha. "Nós o colocamos de lado e chamamos os 'street-medics'. Foi feio. Ele gritava de dor. Não tinha mais nenhum dedo. Não sobrou quase nada depois do pulso."]

O porta-voz do Corpo de Bombeiros local, Gildas Lecoeur, disse que o ferido estava com mão ensanguentada e foi levado ao hospital. Não há informações sobre sua situação atual. A polícia afirmou que, até o momento, 10 manifestantes foram presos.

Nos últimos dois sábados, a presença de manifestantes foi menor. Segundo o Ministério do Interior francês, 58,6 mil pessoas se mobilizaram no dia 2 de fevereiro. O movimento rejeita esse número e fala em 116 mil.

- Os "coletes amarelos" retomaram os protestos em toda França neste sábado, 9. Esta é a 13.ª manifestação desde o início do movimento, agora enfraquecido depois de três meses nas ruas. Um manifestante perdeu a mão em um incidente durante a marcha desta manhã.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247