Com 84 anos, dez a mais que Lula, Mujica é candidato ao Senado
Aos 84 anos, José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, concorre a uma vaga no Senado uruguaio. Principal cabo eleitoral de Daniel Martínez, candidato à presidência do país, Mujica é peça-chave na Frente Ampla que pode manter mais um país da América do Sul alinhado à esquerda
247 - Aos 84 anos, José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, concorre a uma vaga no Senado uruguaio. Principal cabo eleitoral de Daniel Martínez, candidato à presidência do país, Mujica é peça-chave na Frente Ampla que pode manter mais um país da América do Sul alinhado à esquerda.
A reportagem do jornal O Globo destaca: "Mujica, ex-guerrilheiro, ex-deputado e uma vez conhecido como “o chefe de Estado mais pobre do mundo”, por ir ao trabalho dirigindo seu Fusca azul 1987, tem tido também importante papel na candidatura da Frente Ampla à Presidência, com participação em comícios e declarações públicas. Em meio a uma economia estancada, a coalizão de esquerda tenta se manter no poder após 15 anos ininterruptos, com a candidatura de Daniel Martínez."
A matéria ainda sublinha que "o seu retorno tem sido visto por analistas como um indicativo das dificuldades da Frente Ampla para formar novas lideranças. O partido, que tem 38% de intenções de votos, pode perder a eleição pela primeira vez neste século para o Partido Nacionalista, representado por Luis Lacalle Pou. A sigla de centro-direita tem 28% de intenções no primeiro turno, mas, no segundo, pode contar com o apoio do liberal Partido Colorado e do direitista Cabildo Aberto e se eleger."
