CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Com barricadas, polícia de Nova York se prepara para provável indiciamento de Trump

A possibilidade de um indiciamento de Donald Trump tem deixado Nova York em estado de alerta

(Foto: REUTERS/Jonathan Ernst | Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com agências internacionais — A possibilidade de um indiciamento de Donald Trump tem deixado Nova York em estado de alerta. As ruas próximas à Trump Tower foram bloqueadas com barricadas, enquanto a polícia está em alerta máximo e os jornalistas se aglomeram do lado de fora da promotoria de Manhattan.

Embora não haja certeza quanto às datas, o ex-presidente afirmou no último sábado que seria “detido” nesta terça-feira por ter pago uma atriz pornô para comprar o seu silêncio. Sua defesa, no entanto, informou que essas afirmações foram baseadas em informações da imprensa, e não da acusação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com veículos de imprensa dos EUA, o grande júri que decidirá se houve crime pode votar nesta quarta-feira, mas o promotor do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, pode esperar até a próxima semana para anunciar as acusações. Bragg, um funcionário eleito, não confirmou publicamente nenhum plano, e o grande júri atua em sigilo para evitar perjúrio ou influência sobre testemunhas, dificultando saber o que está acontecendo.

A Promotoria apresentou testemunhas ao júri nas últimas semanas e convidou Trump a depor, o que pode indicar um indiciamento próximo. Se isso acontecer, o republicano, de 76 anos, será o primeiro ex-presidente a se sentar no banco dos réus. Seus apoiadores veem isso como uma tentativa dos democratas de impedi-lo de concorrer à reeleição em 2024.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para se preparar para uma possível prisão do bilionário, a polícia de Nova York colocou cercas metálicas em frente ao tribunal de Manhattan e à Trump Tower, na Quinta Avenida, antes da chegada em massa de apoiadores. Trump teria que passar pelo ritual de tirar impressões digitais e até ser algemado, caso seja preso.

A equipe de campanha de Donald Trump enviou uma mensagem pedindo contribuições financeiras para apoiar sua candidatura em 2024. Segundo a mensagem, o ex-presidente acredita que a verdadeira reivindicação virá em 5 de novembro de 2024, quando "Nós, o Povo, recuperarmos a Casa Branca e tornarmos a América grande novamente."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A NBC News informou que todos os policiais de Nova York receberam ordens de se preparar para destacamentos a partir desta terça-feira. No entanto, um porta-voz da polícia afirmou que atualmente não há ameaças consistentes para a cidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No fim de semana, Trump convocou protestos caso seja indiciado, embora apenas alguns apoiadores tenham comparecido até agora. Nesta terça-feira, alguns manifestantes aguardavam em frente ao tribunal em Nova York. Diferente das eleições de 2020, figuras importantes, incluindo os filhos de Trump, não convocaram protestos de rua.

A investigação do promotor Alvin Bragg se concentra no pagamento de 130 mil dólares feito por Trump, na reta final das eleições de 2016, à atriz pornô Stormy Daniels, para silenciar uma suposta relação extraconjugal que ela teria tido com o magnata. O pagamento pode ser considerado uma fraude se não for devidamente contabilizado, violando a lei de financiamento eleitoral, crime punível com quatro anos de prisão. Trump se diz vítima de uma "caça às bruxas".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Caso seja indiciado, um possível julgamento pode levar meses para acontecer. Trump é alvo de várias investigações criminais nos níveis estadual e federal, que podem ameaçar sua candidatura à Casa Branca, incluindo suas tentativas de reverter a derrota nas eleições de 2020 no estado da Geórgia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO