Com participação de Xi e Putin, reúne-se nesta sexta-feira a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai
Líderes esperam o reforço da cooperação em cenário de instabilidade regional na Ásia Central devido aos acontecimentos no Afeganistão
247 - O presidente chinês, Xi Jinping, participa da 21ª reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e de uma cúpula conjunta dos líderes do bloco e dos Estados membros da Organização do Tratado de Segurança Coletiva sobre a questão do Afeganistão, nesta sexta-feira (17).
Analistas do cenário regional da Ásia Central dizem que a China pode contribuir para aumentar a cooperação com outras potências regionais influentes, incluindo a Rússia, na questão afegã.
O Ministério das Relações Exteriores disse que Xi e outros líderes resumirão a experiência bem-sucedida da OCX e trocarão ideias sobre a cooperação no bloco e os principais assuntos internacionais e regionais.
Foi estabelecido o Grupo de Contato OCX-Afeganistão para trazer o Afeganistão para mais perto da organização, considerando que o país é um membro observador do grupo e está interessado em se tornar um membro pleno, assinala o Global Times.
