Com vitória do "não", parlamentares pedem renúncia de premiê italiano

 Após pesquisas de boca urna indicarem clara tendência à vitória do NÃO no referendo constitucional da Itália, parlamentares da oposição pediram a imediata renúncia do primeiro-ministro do país, Matteo Renzi; Matteo Salvini, chefe do partido direitista da Liga do Norte, disse que Renzi deve renunciar "nos próximos minutos" e pediu eleições antecipadas; se as pesquisas estiverem corretas, os cidadãos italianos rejeitaram mudanças que incluem redução de atribuições do Senado, que passaria a ser mais um órgão consultivo do que legislativo (e sem eleição pelo povo) e a redução do número de parlamentares, dentre outras iniciativas

Italian Prime Minister Matteo Renzi speaks during a media conference after a referendum on constitutional reform at Chigi palace in Rome, Italy, December 5, 2016. REUTERS/Alessandro Bianchi
Italian Prime Minister Matteo Renzi speaks during a media conference after a referendum on constitutional reform at Chigi palace in Rome, Italy, December 5, 2016. REUTERS/Alessandro Bianchi (Foto: Paulo Emílio)

Sputnik -  Após pesquisas de boca urna indicarem clara tendência à vitória do NÃO no referendo constitucional da Itália, parlamentares da oposição pediram a imediata renúncia do primeiro-ministro do país, Matteo Renzi.

"Renzi vai levar com ele os lobbies poderosos que também foram derrotados", disse Renato Brunetta, líder parlamentar do partido de centro-direita do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, Forza Italia (Força Itália!). Matteo Salvini, chefe do partido direitista da Liga do Norte, disse que Renzi deve renunciar "nos próximos minutos" e pediu eleições antecipadas.

Se as pesquisas estiverem corretas, os cidadãos italianos rejeitaram mudanças que incluem redução de atribuições do Senado, que passaria a ser mais um órgão consultivo do que legislativo (e sem eleição pelo povo), a redução do número de parlamentares e a contenção dos custos de funcionamento das instituições.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247