Começa o 74º período de sessões da Assembléia Geral da ONU

A 74ª sessão da Assembléia Geral da ONU começa nesta terça-feira (17), sob a presidência de Tijjani Muhammad-Bande, o segundo diplomata nigeriano que assume essa posição

Sede da ONU
Sede da ONU (Foto: Prensa Latina)

Prensa Latina - A 74ª sessão da Assembléia Geral da ONU começa nesta terça-feira (17), sob a presidência de Tijjani Muhammad-Bande, o segundo diplomata nigeriano que assume essa posição. Muhammad-Bande afirmou ao fazer seu juramento, que defenderá os pilares da organização multilateral.  

Minha promessa é continuar trabalhando para garantir que não deixemos ninguém para trás, disse ele e agradeceu à antecessora, a diplomata equatoriana María Fernanda Espinosa, por seu serviço e dedicação às Nações Unidas em sua 73ª sessão.  

Por sua parte, María Fernanda Espinosa defendeu que é necessário continuar a promover a agenda de igualdade de gênero, bem como a revitalização da Assembléia Geral.  

Conforme relatado pelo diplomata nigeriano, durante sua presidência, ele se concentrará principalmente em três questões: erradicação da pobreza, educação de qualidade e inclusão. Ele também prometeu continuar progredindo em questões de paridade de gênero.  

O líder africano, 62 anos, tornou-se o segundo nigeriano a assumir o cargo, depois de Joseph Nanven Garba, que chefiou a Assembléia Geral em 1989.  No dia anterior, o Secretário Geral da ONU, António Guterres, manifestou grande interesse em trabalhar com Muhammad-Bande e em lutar para construir um mundo pacífico para todos, em um planeta saudável.  

Nos dias 24 e 30 deste mês, será realizado o segmento de alto nível da Assembléia Geral, evento em que 97 presidentes e 46 chefes de governo já confirmaram presença.  

De acordo com o cronograma planejado, a reunião de alto nível sobre cobertura universal de saúde e a Cúpula de Ação Climática serão realizadas em 23 de setembro, organizadas pelo Secretário Geral da ONU.  

Em seguida, será realizada a primeira cúpula sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (dias 24 e 25), o diálogo de alto nível sobre financiamento para o desenvolvimento e uma revisão intercalar desses objetivos (dia 26).  

Enquanto isso, em 27 de setembro terá lugar a reunião de alto nível para examinar o progresso alcançado na abordagem das prioridades dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento, por meio da aplicação do caminho das modalidades de ação aceleradas.  

Além disso, será realizado um evento de alto nível para comemorar o 30º aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (dia 25) e uma reunião de alto nível para comemorar e promover o Dia Internacional pela Eliminação Total de Armas Nuclear (dia 26).

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247