Compras de gás russo devem ser feitas pela Europa mediante pagamento em rublos a partir desta sexta-feira
O prazo foi estabelecido por Vladimir Putin. Europeus dizem que é chantagem

Reuters - Os compradores europeus de gás russo devem começar nesta sexta-feira (1/4) a pagar em rublos para adquirir o produto. O presidente russo, Vladimir Putin, jogou uma de suas maiores cartas na quinta-feira, exigindo que os compradores europeus de energia comecem a pagar em rublos a partir desta sexta-feira sob pena de suspensão dos contratos existentes.
A Rússia responderá às sanções da União Europeia, disse um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta sexta-feira.
"As ações da UE não ficarão sem resposta... as sanções irresponsáveis de Bruxelas já estão afetando negativamente a vida cotidiana dos europeus comuns", disse Nikolai Kobrinets à agência de notícias RIA Novost.
Os governos europeus rejeitaram o ultimato de Putin chamando-o de "chantagem".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEO confronto energético tem enorme impacto para a Europa. As autoridades dos EUA mantêm a pressão sobre a Rússia para obrigá-la a parar a guerra na Ucrânia.
A Agência Internacional de Energia realizará uma reunião de emergência nesta sexta-feira para discutir uma nova liberação de reservas estratégicas de petróleo, juntamente com um plano dos EUA de bombear suprimentos maciços a partir de maio para esfriar os preços do petróleo que subiram mais de 30% este ano em grande parte como resultado da guerra na Ucrânia.
A guerra também ameaça afetar o abastecimento global de alimentos. Um funcionário do governo dos EUA compartilhou imagens para demonstrar os danos a instalações de armazenamento de grãos na Ucrânia, um grande exportador de grãos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEO conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247