Conflito entre Armênio e Azerbaijão: Baku promete anistia para combatentes de Karabakh que entregarem suas armas

Hikmet Hajiyev comprometeu-se a respeitar os direitos da população armênia de Karabakh, tornando isso parte do processo de reintegração.

Um soldado de etnia armênia dispara uma peça de artilharia durante a luta com as forças do Azerbaijão na região separatista de Nagorno-Karabakh, em setembro de 2020
Um soldado de etnia armênia dispara uma peça de artilharia durante a luta com as forças do Azerbaijão na região separatista de Nagorno-Karabakh, em setembro de 2020 (Foto: Defense Ministry of Armenia/via REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TASS – O Azerbaijão está considerando anistiar membros de grupos armados de Karabakh que entregarem suas armas, afirmou Hikmet Hajiyev, conselheiro presidencial do Azerbaijão, na sexta-feira.

Hajiyev disse à Reuters que Baku está considerando anistia para aqueles combatentes de Karabakh que se renderem. "Mesmo em relação a ex-militares e combatentes, se eles puderem ser classificados dessa forma, estamos contemplando uma anistia ou aludindo a uma anistia para eles também", citou a Reuters.

continua após o anúncio

Ele prometeu que Baku respeitará os direitos da população armênia de Karabakh, tornando isso parte do processo de reintegração. Ele disse que três caminhões com cargas humanitárias serão enviados para a região ainda na sexta-feira.

Em 19 de setembro, as tensões se acirraram novamente em Nagorno-Karabakh. Baku anunciou o lançamento do que descreveu como "medidas antiterroristas locais" e exigiu a retirada das tropas armênias da região. Por sua vez, Yerevan afirmou que não havia forças armênias em Karabakh, chamando o que estava acontecendo de "ato de agressão em grande escala". Residentes da capital armênia foram às ruas protestar em frente ao prédio do governo armênio, culpando a liderança do país e o primeiro-ministro Nikol Pashinyan pela situação.

continua após o anúncio

A Rússia pediu às partes em conflito que evitassem vítimas civis e retornassem a uma solução diplomática. Em 20 de setembro, o Ministério da Defesa do Azerbaijão anunciou que havia sido alcançado um acordo em coordenação com o contingente de paz russo para suspender a operação antiterrorista em Nagorno-Karabakh a partir das 12h, horário de Moscou. Em 21 de setembro, representantes de Baku e da população armênia de Karabakh se reuniram na cidade azerbaijana de Yevlakh "para discutir questões de reintegração".

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247