HOME > Mundo

Senado dos EUA aprova projeto de lei temporário e evita paralisação do governo

O Senado de maioria democrata votou 88-9 para aprovar a medida, evitando a quarta paralisação parcial do governo federal em uma década

Prédio do Congresso dos Estados Unidos, em Washington (Foto: Amber Searls-USA TODAY Sports)

247 - O Senado dos EUA aprovou o projeto de despesas de curto prazo para manter o governo federal aberto por 45 dias, dando aos legisladores mais tempo para trabalhar na proposta de despesas de longo prazo para o próximo ano. A medida foi aprovada por 88-9 no sábado à noite, antes do prazo de meia-noite, evitando uma paralisação do governo.

O presidente da Câmara de Representantes, o republicano Kevin McCarthy, recuou de uma demanda anterior dos radicais de seu partido. O impasse surge apenas alguns meses depois de o Congresso ter levado o governo federal à beira de dar o calote em sua dívida de $31,4 trilhões. O drama aumentou as preocupações em Wall Street, onde a agência de classificação Moody's advertiu que isso poderia prejudicar a solvência dos EUA.

O projeto não inclui assistência para a Ucrânia, mas a Câmara recentemente aprovou um projeto de lei para fornecer $300 milhões à Ucrânia que em breve será considerado no Senado. O líder da minoria no Senado, após a votação, disse aos repórteres que está confiante de que o Senado aprovará assistência adicional à Ucrânia ainda este ano.