Conselheiro de Trump diz que EUA e Brasil de Bolsonaro são democracias e Rússia e China, ditaduras

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O'Brien, Trump divide o mundo entre "democracias lideradas por Washington" e "países autoritários"

Robert O´Brien
Robert O´Brien (Foto: Aijaz Rahi-Embaixada dos EUA)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O conselheiro de de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Robert O'Brien, acredita que o mundo está atualmente dividido entre democracias lideradas por Washington e países autoritários. Foi o que afirmou nesta quarta-feira (28), em entrevista ao Instituto Hudson, um think tank político baseado em Washington.

Entre os países autoritários, o conselheiro de Trump citou Rússia, China e Irã, sem especificar quais os critérios de classificação que utilizou. "Agora existe um grupo de estados autoritários e totalitários como Rússia, Irã, China e possivelmente outros países", disse O'Brien. “Há também um grupo de democracias: Estados Unidos, Europa Oriental e Ocidental, União Europeia, Reino Unido, Índia, Brasil, Indonésia, Malásia”, acrescentou.

“Há uma divisão entre democracias que compartilham conosco os valores e a crença nos direitos humanos e nações autoritárias que oferecem uma abordagem diferente”, enfatizou O'Brien.

Por outro lado, o conselheiro disse não partilhar da visão de que o desacordo entre os EUA e a China se apresenta como uma nova Guerra Fria. Segundo O'Brien, o problema das relações com Pequim reside no fato de o Partido Comunista da China estar supostamente "tentando lançar seus tentáculos para fora de seu território, em todo o mundo, para nos controlar de modo semelhante ao que controlam seu povo”. 

Informações do RT

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247