Conselho de Segurança da ONU realizará sessão fechada sobre Nord Stream nesta quarta-feira
O evento será realizado após uma sessão aberta sobre a Ucrânia
TASS - O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta quarta-feira (8) para discutir a sabotagem dos gasodutos Nord Stream da Rússia, disse a missão permanente do Brasil na ONU.
“A pedido da Federação Russa, será realizada uma reunião fechada sobre a questão dos gasodutos Nord Stream”, disse a missão.
O evento será realizado após uma sessão aberta sobre a Ucrânia. Será realizado por iniciativa da Rússia, em conexão com o mais recente ataque mortal dos militares ucranianos a Donetsk.
Em 27 de setembro do ano passado, a Nord Stream AG relatou “danos sem precedentes” um dia antes em três cadeias dos oleodutos offshore Nord Stream e Nord Stream 2. Sismólogos suecos registaram duas explosões nas rotas offshore dos oleodutos em 26 de Setembro. O Gabinete do Procurador-Geral russo iniciou um processo criminal por um ato de terrorismo internacional depois de os gasodutos terem sido danificados.
Em 8 de fevereiro, o jornalista investigativo dos EUA Seymour Hersh publicou um artigo, citando fontes anônimas, afirmando que mergulhadores da Marinha dos EUA plantaram dispositivos explosivos sob os gasodutos Nord Stream 1 e 2 sob a cobertura do exercício naval BALTOPS em junho de 2022, e que os noruegueses ativaram as bombas três meses depois. Segundo o jornalista, a decisão de conduzir a operação foi tomada pessoalmente pelo presidente dos EUA, Joe Biden, após nove meses de discussões com conselheiros de segurança nacional da Casa Branca.
