Mundo

Conselho de Segurança vota hoje resolução sobre adesão plena da Palestina à ONU

A Palestina pode evoluir do status de Estado observador a membro pleno das Nações Unidas

Conselho de Segurança da ONU (Foto: Valery Sarifulin/TASS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Conselho de Segurança da ONU está programado para votar nesta quinta-feira (18) sobre um projeto de resolução preparado pela Argélia recomendando a admissão da Palestina como membro pleno da ONU, informa a agência WAFA.

O Grupo Árabe na ONU emitiu na quarta-feira uma declaração na qual expressou total apoio à adesão plena da Palestina à ONU, pedindo aos membros do Conselho de Segurança da ONU que aceitem o projeto de resolução.

O Grupo Árabe disse em um comunicado que "continua seus esforços para trabalhar construtivamente com o Conselho de Segurança no cumprimento de suas responsabilidades na manutenção da paz e segurança internacionais, em particular suas responsabilidades em relação ao Estado da Palestina e ao povo palestino, expressando seu apoio inabalável à aplicação do Estado da Palestina para adesão plena às Nações Unidas. Este é um passo há muito esperado que não deveria ter sido tomado apenas desde 2011, mas desde 1948."

"Apelamos a todos os membros do Conselho de Segurança para votar a favor do projeto de resolução apresentado pela Argélia em nome do Grupo Árabe e com o apoio de Estados de todas as regiões do mundo. No mínimo, imploramos aos membros do Conselho que não obstruam esta iniciativa. A adesão às Nações Unidas é um passo fundamental na direção certa rumo a uma solução justa e duradoura da questão palestina de acordo com o direito internacional e as relevantes resoluções da ONU. Já passou da hora de que o povo palestino seja plenamente capacitado para exercer todos os seus direitos legítimos no palco global como um passo importante para promover os direitos do povo palestino e a realização do consenso internacional sobre a solução de dois Estados nas linhas de 4 de junho de 1967", disse o Grupo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO