CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Contra crise, Dilma pede cooperação interregional

"Em um mundo altamente globalizado (...), essa cooperação interregional passa a ser um elemento fundamental para a superação e para a construção de um mundo que cresce, que distribui renda e que beneficia as suas populações", disse a presidente Dilma Rousseff, em Santiago, após encontro com o presidente do Chile, Sebastián Piñera. A presidente também defendeu integração viária e ferroviária com Chile e anunciou acordo que permitirá ao Brasil usar base chilena na Antártida

Contra crise, Dilma pede cooperação interregional (Foto: Roberto Stuckert Filho)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Blog do Planalto - A presidenta Dilma Rousseff disse neste sábado (26), em Santiago, após encontro com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, que a cooperação interregional é um elemento fundamental para superar a crise internacional. Ela elogiou Piñera pela organização da I Cúpula da Comunidade dos Países Latino-Americanos (CELAC) – União Europeia. Segundo Dilma, que participará da abertura da cúpula nesta tarde, o encontro tem uma importância histórica.

"Em um mundo altamente globalizado e um mundo que vive uma conjuntura em que os temas da integração e da integração regional e do enfrentamento às dificuldades que as crises nos países desenvolvidos lançaram sobre o mundo, essa cooperação interregional, ela passa a ser um elemento fundamental para a superação e para a construção de um mundo que cresce, que distribui renda e que beneficia as suas populações", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A presidenta assinou acordos de cooperação com o Chile nas áreas educacional, para o intercâmbio de professores e pesquisadores; e científica, que prevê a utilização por cientistas brasileiros da base chilena na Antártica até que a base brasileira, destruída parcialmente durante um incêndio em fevereiro de 2012, seja reconstruída.

"No que se refere a nossas relações bilaterais, nós aprofundamos os temas energéticos (...) Eu acredito também que ficou claro o nosso imenso potencial de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia. Nós acabamos de assinar este acordo, que o presidente Piñera falou muito bem, sobre o continente branco, e nós agradecemos essa cooperação ao Chile, principalmente diante da importância para o Brasil dessa cooperação, diante dos fatos que aconteceram na nossa base", afirmou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO