Conversas com Catalunha tem que ser dentro da lei, diz premiê espanhol

Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, disse que está pronto para colaborar com o próximo governo catalão e conversar sobre uma ampla gama de assuntos, mas sempre "dentro da lei"; "Estou pronto para ouvir, mas não estou pronto para me desviar da lei", disse; separatistas catalães ganharam as eleições regionais realizadas no último domingo, o que elevou a tensão politica na Espanha

Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, durante evento em Madri. 28/09/2015 REUTERS/Juan Medina
Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, durante evento em Madri. 28/09/2015 REUTERS/Juan Medina (Foto: Paulo Emílio)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Reuters - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, disse nesta segunda-feira que está pronto para colaborar com o próximo governo catalão e conversar sobre uma ampla gama de assuntos, mas sempre "dentro da lei".

Separatistas catalães ganharam um mandato para seguir com a busca pela independência em eleição regional no domingo, e pediram ao governo nesta segunda-feira para aceitarem um referendo democrático sobre o assunto.

"Existem muitas coisas que podem ser discutidas. Mas enquanto eu for o presidente do governo (primeiro-ministro), não irei discutir a unidade da Espanha, a soberania nacional ou a liberdade de todos os espanhóis", disse a jornalistas durante entrevista coletiva.

"Estou pronto para ouvir, mas não estou pronto para me desviar da lei", acrescentou.

(Reportagem de Julien Toyer)

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247