Conversas em Bruxelas entre Rússia e Otan terminam sem avanços
Jens Stoltenberg, chefe da Otan, reafirmou compromisso da aliança com a "política de portas abertas". Rússia exige que a aliança não se expanda para a Ucrânia
247 - Representantes da Otan e da Rússia se reuniram nesta quarta-feira (12) em Bruxelas e concordaram em estabelecer uma agenda para futuros encontros, mas não houve avanços quantos às principais questões de segurança afetando o leste europeu.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, reafirmou o compromisso da aliança com a "política de portas abertas", utilizada como justificativa para a expansão do bloco para a Ucrânia. A possibilidade preocupa Vladimir Putin, que mobilizou cerca de 100 mil tropas para a região da fronteira com a Ucrânia.
"Os aliados deixaram claro que não vão renunciar a capacidade de proteger e defender uns aos outros, incluindo com a presença de tropas na parte ao Leste da aliança", disse Stoltenberg.
Nesta semana, em Genebra, a Rússia reiterou sua posição e afirmou ser "absolutamente obrigatório garantir que a Ucrânia nunca se torne membro da Otan”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
