Coreia do Norte sugere a saída de estrangeiros do Sul
Documento recomenda que "todas as organizações internacionais, empresas e turistas se preparem para adotar medidas de evacuação": "a península coreana está no caminho de uma guerra termonuclear", alertou o Comitê da Paz da Ásia-Pacífico da Coreia do Norte
247 com agências internacionais – Em mais uma ameaça ao vizinho do Sul, a Coreia do Norte recomendou nesta terça-feira (9) que estrangeiros se preparem para deixar o país em caso de guerra, segundo a agência estatal de notícias norte-coreana.
"Caso haja guerra, não queremos que estrangeiros que vivem na Coreia do Sul fiquem feridos", informou comunicado transmitido pela agência de notícias "KCNA". O documento recomenda que "todas as organizações internacionais, empresas e turistas se preparem para adotar medidas de evacuação".
"A península coreana está no caminho de uma guerra termonuclear", alertou o Comitê da Paz da Ásia-Pacífico da Coreia do Norte.
Ontem, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou às autoridades da Coreia do Norte para que evitem fazer "novas provocações". A reação dele ocorre após a advertência do governo da Coreia do Sul sobre a possibilidade de a Coreia do Norte promover o quarto teste nuclear. "Peço urgentemente que não tomem medidas que sejam novas provocações", disse Ki-moon.
Ele lembrou que este é um "apelo urgente e honesto da comunidade internacional". Acrescentou que "a República Popular Democrática da Coreia [Coreia do Norte] não pode continuar assim, não pode continuar a confrontar e a desafiar a autoridade do Conselho de Segurança da comunidade internacional".
