Coreia do Sul detém navio de Hong Kong que vendia petróleo a Pyongyang

Um navio que supostamente transportava petróleo bruto à Coreia do Norte foi detido pelas autoridades da Coreia do Sul; o barco navegava sob a bandeira de Hong Kong e estava transferindo produtos petroleiros para um navio norte-coreano nas águas internacionais; em setembro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que impôs novas sanções contra a Coreia do Norte após o teste nuclear em 3 de setembro

Coreia do Sul detém navio de Hong Kong que vendia petróleo a Pyongyang
Coreia do Sul detém navio de Hong Kong que vendia petróleo a Pyongyang (Foto: KCNA KCNA)

Da Sputnik Brasil

A Coreia do Sul deteve o barco Lighthouse Winmore que, supostamente, transportava petróleo bruto à Coreia do Norte, informa a agência Reuters citando o Ministério das Relações Exteriores na sexta-feira (29).

O barco navegava sob a bandeira de Hong Kong. Segundo a agência, o navio estava transferindo produtos petroleiros para um navio norte-coreano nas águas internacionais nos finais de outubro.

De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, os serviços alfandegários deste país inspecionaram o navio chinês quando ele entrou no porto de Yeosu no passado 24 de novembro. A transportação de 600 toneladas de petróleo bruto teve lugar em 19 de outubro.

Em setembro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que impôs novas sanções contra a Coreia do Norte após o teste nuclear em 3 de setembro.

As sanções implicam a proibição do fornecimento de gás natural ao país asiático, bem como restrições às importações de produtos refinados.

O Conselho de Segurança também proibiu de forma específica as transferências de navio a navio de produtos proibidos destinados à Coreia do Norte.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247