Crescente Vermelho Palestino condena ataque sem precedentes de Israel contra seus trabalhadores em Gaza
Diretor da instituição médica disse que três dos trabalhadores foram “diretamente atingidos” enquanto atendiam os feridos na área de Jabalia, no norte de Gaza
247 - Marwan Jilani, diretor-geral da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino, expressou profunda consternação com o ocorrido, descrevendo-o como um dos episódios mais trágicos na história do longo conflito na região. Durante este episódio, quatro trabalhadores de emergência perderam suas vidas em Gaza.
Segundo Jilani, três desses profissionais foram vítimas de ataques diretos enquanto prestavam assistência médica aos feridos na área de Jabalia, localizada no norte de Gaza. O quarto trabalhador foi alvejado nas costas e no coração enquanto socorria vítimas na região leste de Gaza, próxima à fronteira com Israel.
Jilani enfatizou que o grupo havia coordenado a movimentação de seus funcionários com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, obtendo autorização prévia para realizar suas operações humanitárias na área de fronteira.
Ele manifestou sua indignação, afirmando: "Nunca testemunhamos atrocidades desse nível. Jamais fomos alvo de um ataque tão deliberado e direcionado contra nossos profissionais médicos, que dedicam suas vidas para prestar assistência humanitária". Jilani fez essas declarações durante uma entrevista à Al Jazeera em Ramallah, na Cisjordânia ocupada.
O diretor-geral também compartilhou o impacto devastador que esses trágicos eventos tiveram sobre o povo que servem, descrevendo suas reações: "Nosso povo está devastado. Eles choraram. Se abraçaram e, diante do inimaginável, não souberam o que fazer, senão enxugar as lágrimas e enfrentar essas terríveis atrocidades novamente." (*Com informações da Al Jazeera)
