HOME > Mundo

Cuba é eleita para o Comitê da OPAS, apesar dos ataques dos EUA contra cooperação médica da ilha com o mundo

O Conselho de Administração da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) aprovou a resolução que elege Cuba, além de Brasil e Suriname, como integrante do Comitê Executivo da organização que representa a Organização Mundial de Saúde (OMS) nas Américas

Cuba é eleita para o Comitê da OPAS, apesar dos ataques dos EUA contra cooperação médica da ilha com o mundo (Foto: Divulgação)

247 - As pressões e manobras dos Estados Unidos foram rechaçadas e Cuba foi eleita para o Comitê Executivo da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O mandato cubano durará três anos.

Mais uma vez os Estados Unidos ficaram totalmente isolados em sua agressão à ilha. A  diretora de Economia e Desenvolvimento do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Kristen Pisani, fez um discurso atacando Cuba e se opondo "categoricamente" à candidatura cubana, numa das sessões do 58º Conselho Diretor da Organização.

A base de seu discurso foi uma seqüência de mentiras e acusações que compõem a campanha que o governo dos Estados Unidos desenvolve há meses para tentar vincular a cooperação médica internacional de Cuba ao tráfico de pessoas, informa o jornal Granma.

O ministro da Saúde de Cuba José Angel Portal Miranda deu uma resposta contundente aos ataques dos Estados Unidos , acusando esse país mover uma campanha desonesta contra a cooperação médica internacional de Cuba