Cúpula de Pyongyang consolida amizade entre líderes das duas Coreias

O líder da República Popular democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, e o mandatário da Coreia do Sul, Moon Jae-in, concluíram sua terceira Cúpula em um local simbólico, o Monte Paektu, o berço da nacionalidade coreana. Isto sela a nova etapa de bom entendimento entre dois dois países

Cúpula de Pyongyang consolida amizade entre líderes das duas Coreias
Cúpula de Pyongyang consolida amizade entre líderes das duas Coreias

247, com Prensa Latina - O líder da República Popular democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, e o mandatário da Coreia do Sul, Moon Jae-in, concluíram sua terceira Cúpula em um local simbólico, o Monte Paektu, o berço da nacionalidade coreana. Isto sela a nova etapa de bom entendimento entre dois dois países.

Depois de um abraço efusivo entre os dois líderes, Moon Jae-in despediu-se e voltou à Coreia do Sul.

A visita ao Monte Paektu foi realizada devido ao interesse manifestado por Moon Jae-in de percorrer esse local considerado sagrado e cheio de profundo significado espiritual para coreanos do Norte e do Sul.

A visita deixou como saldo notável um fortalecimento da amizade entre os dois líderes coreanos.

Tanto Kim Jong-un como Moon Jae-in concordaram com que é imperioso converter a Península Coreana em uma zona de paz livre das armas e ameaças nucleares.

Também reforçaram seu compromisso de conseguir o quanto antes um avanço substancial para o fim do conflito entre ambos.

Os dois líderes assinaram um texto intitulado "Declaração Conjunta de Pyongyang de Setembro" que reafirma, entre outros temas, o princípio da independência nacional e autodeterminação de ambos os países.

A Cúpula intercoreana foi também o ambiente propício para a anunciada decisão pública do líder Kim Jong-un de visitar Seul em data ainda a ser definida.

O presidente da Coreia do Sul durante sua estada em Pyongyang foi recebido com hospitalidade pela população da capital, a qual lhe presenteou também com um grandioso espetáculo de ginástica artística, num estádio de futebol lotado, com mais de 130 mil pessoas.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247