TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Dedo em riste, Obama é confrontado por jornalista

      Sinal de fim de mandato: presidente dos Estados Unidos tem discurso interrompido por pergunta fora de hora durante seu discurso na Casa Branca; quebra do protocolo da imprensa é sinal da perda de pontos de Barack Obama na sociedade

      Dedo em riste, Obama é confrontado por jornalista (Foto: Yuri Gripas / REUTERS)
      Gisele Federicce avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Nos Estados Unidos, uma das maiores máximas políticas diz que o mandato presidencial tem oito anos com uma reeleição no meio. Para o presidente Barack Obama, o risco de escorregar no meio da frase famosa é cada vez maior. Nesta semana, a cinco meses das eleições, pesquisas de opinião revelaram que o presidente tem o nível mais baixo de aprovação desde janeiro: 47%, tendo caído três pontos percentuais em um mês. Os dados mostram o possível adversário republicano, Mitt Romney, em ascensão e a apenas um ponto percentual do democrata. A crise econômica, que faz a produção dos EUA patinar, não colabora para projeções positivas sobre o desempenho do presidente.

      E nesta sexta-feira 15, um sinal evidente dessa decadência surgiu em plenos jardins da Casa Branca. No meio de um discurso sobre o fim das expulsões de jovens estrangeiros ilegais, o presidente se viu interrompido por uma pergunta do repórter Neil Munro, do Daily Caller, veículo conservador no país. "Com licença, senhor, não é hora de fazer perguntas", disse o presidente, que ficou alterado com a situação. O jornalista questionou Obama se ele pretendia responder aos profissionais da imprensa. "Não enquanto eu falo", respondeu o presidente. Diante de mais reclamações do repórter, Obama saiu do sério: "Eu não quero uma discussão, eu estou respondendo a sua pergunta".

      Trata-se de uma quebra de protocolos que raramente acontece, visto que os jornalistas aguardam o fim do discurso do presidente para fazer perguntas. O episódio levou Obama a esticar o dedo e literalmente bater boca com o repórter. Meses atrás, uma cena como essa seria inconcebível com Obama intocável no papel de presidente. Os analistas viram no episódio um reflexo das críticas à gestão de Obama diante da crise internacional. Em seus discursos, Romney responsabiliza o presidente pela elevada taxa de desemprego, que se mantém em 8,1%. Segundo a mesmsa pesquisa sobre intenções de voto, o percentual de entrevistdos que consideram que o país está sendo levado na direção errada subiu de 57% para 63%.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: