Depois de detida em Havana, Yoani é solta e tuíta
Blogueira que faz oposição aos irmãos Castro foi presa por "alteração da ordem pública e indisciplina social". "Volto a caminhar pelas ruas de Havana depois de várias horas detida. Estou bem! Obrigada pela solidariedade!", escreveu em seu perfil no Twitter nesta sexta-feira
247 - Autoridades cubanas detiveram na quinta-feira ao menos 10 dissidentes, entre eles a blogueira Yoani Sánchez. A blogueira foi liberada nesta sexta-feira e passa bem, como relatou em seu perfil no Twitter. "Volto a caminhar pelas ruas de Havana depois de várias horas detida. Estou bem! Obrigada pela solidariedade!", escreveu. Yoani também disse que ainda tenta saber quem continua preso, mas que "muitos telefones foram cortados."
Não está claro se os dissidentes foram a delegacia protestar contra as detenções, mas o blogueiro Yohandry Fontana, ligado ao governo, disse que Sánchez foi "detida" por "alteração da ordem pública e indisciplina social", citando uma fonte policial.
"Os detidos não foram agredidos como costuma ocorrer em outros países quando acontecem estes incidentes", disse a fonte policial, segundo Fontana. O blogueiro acrescentou, na noite de quinta-feira, que os dissidentesseriam "libertados nas próximas horas, como sempre acontece neste tipo de procedimento".
Elizardo Sánchez, porta-voz da ilegal mas tolerada Comissão Cubana de Direitos Humanos, disse que de 15 a 20 pessoas foram detidas, entre elas Guillermo Fariñas, ganhador do prêmio Sajarov do Parlamento Europeu de Direitos Humanos em 2010.
As detenções aconteceram dias após o Ministério das Relações Exteriores de Cuba ter dito que a missão diplomática de Washington em Cuba incentiva ações da dissidência através de cursos e do uso da Internet para "fabricar um movimento de oposição".
Com Reuters
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: