Deputada democrata pede impeachment de Trump por ataque ao Irã sem aval do Congresso
“Trump atacou o Irã sem aprovação do Congresso. Isso é uma violação grave", disse Ocasio-Cortez, denunciando a ação inconstitucional
247 - A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez pediu a abertura de um processo de impeachment contra o presidente dos EUA, Donald Trump, após ele ordenar um ataque militar contra o Irã sem autorização do Congresso dos Estados Unidos. Por meio de sua página nas redes sociais, a parlamentar denunciou a medida como uma violação da Constituição norte-americana.
“Trump atacou o Irã sem aprovação do Congresso. Isso é uma violação grave. Deve haver consequências”, afirmou Ocasio-Cortez.
O posicionamento da deputada expôs uma divisão dentro do Partido Democrata. Enquanto ela e outros parlamentares criticam a escalada militar, o senador John Fetterman, da Pensilvânia — defensor declarado de Israel — se alinhou aos republicanos e elogiou os ataques.
O deputado Jim Himes, de Connecticut, principal democrata no Comitê de Inteligência da Câmara, reforçou que a medida de Trump contraria os princípios constitucionais: “De acordo com a Constituição que ambos juramos defender, minha atenção a este assunto vem antes das bombas caírem. Ponto final.”



