CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Detroit: uma cidade falida

Entre 2000 e 2010, Detroit viu a saída de um quarto de seus moradores, tendo assistido regiões inteiras se transformarem em bairros fantasmas. Ver as imagens atuais, daquela que já foi a 4ª maior cidade dos EUA, é chocante!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A cidade de Detroit ficou conhecida, principalmente, por ter sido o berço da indústria automobilística americana. Ao decretar sua falência, com o maior pedido municipal de concordata da história dos Estados Unidos, em carta acompanhando esse pedido à Justiça, o governador de Michigan, Rick Snyder, disse, ao aprovar o pedido de proteção contra a falência, do gestor de emergência de Detroit, Kevyn Orr: "é claro que a emergência financeira de Detroit não pode ser resolvida fora de uma concordata, e que essa é a única alternativa razoável disponível".

Um dos símbolos do seu sucesso anterior, o imponente prédio da General Motors, está rodeado por cenas de desolação que são o resultado dos crescentes índices de desemprego, criminalidade ascendente e dívidas financeiras que já atingem cerca de 18 bilhões de dólares. Detroit já foi a quarta maior cidade dos Estados Unidos e foi um lar modelo para 2 milhões de pessoas da rica classe média americana em 1950. Mas, ao longo das últimas décadas, a maioria de seus habitantes fugiu em massa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o censo de 2010, apenas 713 mil pessoas viviam em Detroit. Mas muitos dos funcionários públicos municipais admitem que essa população provavelmente caiu para menos de 700.000 atualmente. Entre 2000 e 2010, Detroit viu a saída de um quarto de seus moradores, tendo assistido regiões inteiras se transformarem em bairros fantasmas. Ver as imagens atuais, daquela que já foi a 4ª maior cidade dos EUA, e que tinha a maior renda per capta do país, é chocante!

Detroit é considerada uma das cidades mais violentas dos EUA, com uma taxa de homicídios que está em primeiro lugar entre as 60 maiores cidades americanas, apresentando uma média de 47 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, o que é 11 vezes mais do que os crimes ocorridos na cidade de Nova York. Hoje, 47 por cento de todas as pessoas que vivem na cidade são analfabetos funcionais, cerca de 60 por cento de todas as crianças vivem em estado de pobreza, o desemprego já atinge mais de 20% da população e cerca de um terço dos imóveis da cidade ou estão vagos, ou foram abandonados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo municipal, apesar de ter se envolvido em vários casos de corrupção e ter reduzido seus investimentos em iluminação pública e serviços de emergência, deixou a cidade com terríveis e grandes dificuldades de policiamento. E, sonhando com uma improvável reestruturação de suas dívidas financeiras, para poder renascer, pediu a proteção do capítulo 9 da lei de falências dos EUA, aplicável apenas a municípios, com o objetivo, segundo a corte de falências de Detroit, de fornecer uma proteção à cidade contra os seus credores, enquanto a mesma desenvolve e negocia um plano para ajustar os seus débitos.

"Hello Big D Motor City And the Motown sound that's got the whole world singin' I will always be there for you I will always say a little prayer for you I will always care for you Hello Detroit" B. Gordy Jr., sung by Sammy Davis Jr.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO