Dilma diz que Brasil está longe do foco do terrorismo

Presidente Dilma Rousseff disse não estar muito preocupada com a possibilidade de atos terroristas no Brasil, uma vez que "estamos muito longe [do epicentro dos atentados mais recentes]", referindo-se aos ataques em outubro em Ancara e os da sexta-feira (13), em Paris; apesar disso, ela afirmou que o Brasil "não está completamente protegido" e pediu celeridade ao Congresso Nacional na votação da lei anti-terrorismo que se encontra em tramitação

Belek - Turquia, 15/11/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante declaração a imprensa após Cúpula do G20. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Belek - Turquia, 15/11/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante declaração a imprensa após Cúpula do G20. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR (Foto: Paulo Emílio)

247 - A presidente Dilma Rousseff disse não estar muito preocupada com a possibilidade de atos terroristas no Brasil, apesar do potencial que as Olímpiadas 2016 representam para este tipo de ação por parte de grupos extremistas. "Estamos muito longe [do epicentro dos atentados mais recentes]", disse, citando os ataques registrados em outubro em Ancara e os da sexta-feira (13), em Paris.

Apesar da afirmação, a presidente Dilma reconheceu que o Brasil "não está completamente protegido", sendo necessário que o Congresso Nacional acelere a votação da lei anti-terrorismo que se encontra em tramitação. Dilma, que está Europa participando de uma reunião da cúpula do G20, destacou que o terrorismo está muito concentrado na Europa, inclusive por suas redes e seus fornecedores (de armas e explosivos).

Segundo ela, as discussões do G20 deixaram o foco econômico que tradicionalmente é o marco destes encontros, para se concentrar nos debates sobre o terrorismo. "Ninguém acha que tenha uma única causa", comentou. Ela também repudiou a ligação entre terrorismo e religião. "Ninguém pode tachar nenhuma religião de ser patrocinadora do terrorismo, ainda que alguns de seus membros, mas não a religião em si, tornem-se violentos", afirmou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247