HOME > Mundo

Diplomata brasileiro Roberto Azevedo, diretor-geral da OMC, vai deixar o cargo antes do prazo

Sem explicar os motivos de sua decisão, o diplomata brasileiro Roberto Azevedo vai abandonar seu posto de diretor-geral da OMC antes do final de seu mandato. Diplomata de carreira no Itamaraty e embaixador, foi o primeiro brasileiro eleito para dirigir a organização multilateral. Sua primeira vitória ocorreu em 2013, no período em que o Brasil era respeitado no mundo por sua política externa ativa e altiva

Roberto Azevedo (Foto: Antonio Cruz/Ag. Brasil)

247 - O diplomata brasileiro Roberto Azevedo, diretor-geral da Organização Mundial de Comércio, decidiu abandonar seu posto. Eleito em 2013, quando o Brasil era dirigido por um governo progressista e era respeitado no mundo, Azevedo foi reeleito em 2017 e ficaria no posto até 2021, informa o jornalista Jamil Chade. 

A OMC, que é uma das principais instituições internacionais, tem sido abalada por conta dos diversos golpes de Donald Trump contra o sistema multilateral. Jamil Chade avalia que sua decisão "promete aprofundar a crise na OMC".

Nas últimas semanas aumentaram as vozes em Washington pedindo simplesmente o fechamento da OMC ou uma saída do governo americano da instituição.