CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Diretor da IBM garante que inteligência artifical trará "criação líquida de empregos"

Ironicamente, Arvind Krishna disse no início deste mês que congelará as contratações na IBM, pois espera que cerca de 7.800 empregos sejam substituídos por inteligência artificial

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A inteligência artificial (IA) abrirá novas oportunidades de negócios, impulsionará o crescimento econômico e ajudará a compensar o envelhecimento do mercado de trabalho em alguns países, de acordo com o CEO da IBM, Arvind Krishna. 

Em entrevista ao Nikkei, o empresário disse que, embora essa nova tecnologia vá substituir os humanos em certos tipos de trabalho, eventualmente a IA facilitará a criação de empregos. Ele lembrou que a introdução de tecnologias no passado fez desaparecer muitos tipos de empregos, citando exemplos em áreas como agricultura e lavanderia, mas mencionou que outros tipos de empregos foram criados, como motorista de caminhão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Vamos precisar de tecnologia para fazer parte do trabalho mundano para que as pessoas possam fazer um trabalho de maior valor", explicou Krishna. Nesse sentido, ele prevê que “serão ainda adicionados mais postos de trabalho nas categorias em que há mais criação de valor”, garantindo que “haverá criação líquida de emprego” com a IA.

Ironicamente, Krishna disse no início deste mês que congelará as contratações na empresa, pois espera que cerca de 7.800 empregos sejam substituídos por IA nos próximos anos. Krishna disse à Bloomberg no mês passado que 30% dos 26.000 funcionários que não lidam com o cliente em sua empresa seriam substituídos por inteligência artificial e automação em cinco anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Abordando as chamadas tecnologias de inteligência artificial generativas, como o ChatGPT , ele refutou a visão  de alguns de que é uma ameaça existencial à humanidade. “Elas são muito poderosas, mas eu as coloco na faixa do refinamento, não da revolução”, disse ele, insistindo que as ferramentas podem ser muito úteis em sociedades envelhecidas.

Entre outras coisas, o gestor reconheceu a necessidade de uma regulamentação para o uso da IA, mas pediu uma “ regulamentação de precisão”, em vez de restrições que a limitem em geral. "Não estamos preocupados com o algoritmo bruto. O que nos preocupa são os riscos de usá-lo. Devemos regular quem pode usá-lo, como usá-lo, em vez de impedir o avanço da tecnologia em si", disse ele. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguns analistas temem que a IA possa levar a demissões em massa em breve, enquanto outros argumentam que a capacidade da tecnologia de melhorar a produtividade e complementar os trabalhadores humanos criará empregos e setores totalmente novos.

No final de março, o CEO da SpaceX, da Tesla e do Twitter, Elon Musk, juntamente com o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e mil especialistas em tecnologia assinaram uma carta instando os laboratórios a "pausar imediatamente" o treinamento do sistema de IA com inteligência humana competitiva, argumentando que "eles podem representar sérios riscos para a sociedade e a humanidade". Um relatório de março da Goldman Sachs estimou que a IA capaz de gerar conteúdo poderia tornar obsoleto um quarto de todo o trabalho atualmente feito por humanos. Em toda a União Europeia e nos EUA, observa o relatório, 300 milhões de empregos podem ser perdidos para a automação. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a empresa de análise de recursos humanos Revelio Labs, a a tecnologia substituirá desproporcionalmente os empregos normalmente ocupados por mulheres. (Com Actualidad RT). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO