CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Discurso anti-islã vira tabu na Noruega

Ataques de extremista cristo elevam em 40% apoio ao primeiro-ministro Jens Stoltenberg (foto) . Populao se diz mais a favor de um Pas multi-tnico desde os atentados de 22 de julho

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais – Os duplos ataques na Noruega que chocaram o mundo teve um efeito direto na política norueguesa. O apoio ao primeiro-ministro Jens Stoltenberg, do Partido do Trabalho, alvo de Anders Behring Breivik em 22 de julho, subiu para mais de 40%, de acordo com duas pesquisas da última semana. Se a votação fosse realizada hoje, esse seria o melhor resultado desde a eleição de 1985. A aprovação da forma com que Stoltenberg tem lidado com a crise está em mais de 90%. "É a primeira vez na Noruega que a classificação de popularidade de um político eleito é maior do que o rei", disse Frank Aarebrot, professor de política da Universidade de Bergen, em entrevista à Bloomberg.

O governo de Stoltenberg defende a linha da tolerância e da integração da população imigrante. Isso foi, segundo o manifesto escrito por Breivik, um dos motivos que levou o extremista organizar os ataques. Enquanto a social-democracia sobe em popularidade, o partido Progressista, da extrema-direita, sofre com uma crise de identidade. O segundo maior grupo do Parlamento está sendo estigmatizado por defender algumas das ideias do autor dos atentados. Breivik, inclusive, foi membro do partido até 2006. « Eles vão tentar manter um perfil baixo sobre a imigração e as ameaças dos muçulmanos », disse à Bloomberg Anders Todal Jenssen, professor de ciências políticas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. « Se os ataques não tivessem acontecido, o tema teria um grande destaque no discurso », completou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde os assassinatos, mais noruegueses se dizem a favor do multiculturalismo, de acordo a pesquisa InFact AS publicada pela Verdens Gang – 26% dos entrevistados disseram que estavão mais positivos em relação a uma Noruega multi-étnica do que antes, 9% estão mais pessimistas e 49% disseram que não mudaram de opinião.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO