Ditador da Costa do Marfim chega a julgamento em Haia
Laurent Gbagbo ir depor no Tribunal Penal Internacional pela acusao de crimes contra a humanidade ocorridos em seu pas aps as eleies de novembro de 2010
247 com agências internacionais - O ex-ditador da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, chegou nesta quarta-feira à Holanda para depor no Tribunal Penal Internacional. Ele é acusado de crimes contra a humanidade ocorridos em seu país após as eleições de novembro de 2010.
A recusa de Gbagbo em aceitar sua derrota eleitoral gerou uma onda de violência no país que durou seis meses. Segundo a ONG internacional Human Rights Watch, nesse período 3 mil pessoas morreram e mais de 150 mulheres foram estupradas.
O político africano é o primeiro chefe de Estado a ficar em custódia do TPI. O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, permanece livre e no poder, enquanto o ex-ditador líbio Muammar Gaddafi morreu em outubro.
Criado em 2002, o TPI investiga crimes em Uganda, Sudão, República Democrática do Congo, Líbia, Costa do Marfim e Quênia, mas já atuou no Afeganistão, Geórgia, Colômbia, Guiné, Palestina, Honduras, Coreia e Nigéria.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: