Ditador da Costa do Marfim chega a julgamento em Haia

Laurent Gbagbo ir depor no Tribunal Penal Internacional pela acusao de crimes contra a humanidade ocorridos em seu pas aps as eleies de novembro de 2010

www.brasil247.com - Ditador da Costa do Marfim chega a julgamento em Haia
Ditador da Costa do Marfim chega a julgamento em Haia (Foto: Reuters)


247 com agências internacionais - O ex-ditador da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, chegou nesta quarta-feira à Holanda para depor no Tribunal Penal Internacional. Ele é acusado de crimes contra a humanidade ocorridos em seu país após as eleições de novembro de 2010.

A recusa de Gbagbo em aceitar sua derrota eleitoral gerou uma onda de violência no país que durou seis meses. Segundo a ONG internacional Human Rights Watch, nesse período 3 mil pessoas morreram e mais de 150 mulheres foram estupradas.

O político africano é o primeiro chefe de Estado a ficar em custódia do TPI. O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, permanece livre e no poder, enquanto o ex-ditador líbio Muammar Gaddafi morreu em outubro.

Criado em 2002, o TPI investiga crimes em Uganda, Sudão, República Democrática do Congo, Líbia, Costa do Marfim e Quênia, mas já atuou no Afeganistão, Geórgia, Colômbia, Guiné, Palestina, Honduras, Coreia e Nigéria.

 

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email