CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

E la nave va

O foguete tripulado da Atlantis partiu para a sua ltima viagem aps trinta anos e 130 misses com essa operao a Nasa coloca um fim era das naves espaciais

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ônibus espacial Atlantis partiu nesta sexta-feira 8, com quatro astronautas a bordo, para a sua última viagem à Estação Espacial Internacional. Após trinta anos de trabalhos e mais de 130 missões cumpridas, a nave Atlantis permanecerá em órbita por 12 dias e na volta será aposentada pela Nasa, ficando em exposição no centro espacial Kennedy. Centenas de milhares de expectadores se aglomeraram em Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, e nas cidades próximas, para ver o último lançamento. O próprio Centro Espacial Kennedy está cheio de trabalhadores do projeto, astronautas e 45 mil convidados.

A construção da Columbia, a primeira das naves, foi concluída em 1975 e seu primeiro voo espacial foi realizado em 12 de abril de 1981. A missão tinha como objetivo colocar em órbita o satélite TDRS-A e marcou o princípio da exploração comercial do espaço. Em 1982, a Challenger se uniu à frota de naves da Nasa e foi seguida pela Discovery, que realizou seu primeiro voo espacial em 1984; a Atlantis, em 1985; a Endeavour, em serviço desde 1992 e a Enterprise, em 2002. Após a catástrofe da Challenger, em 1986, a Discovery foi a primeira nave que voltou do espaço três anos depois e, posteriormente, em 1995, a Columbia bateu o recorde de permanência fora da Terra (35 dias). Em 2003, foi a vez da Columbia sofrer um grave acidente: a nave se desintegrou no ar e os sete membros da tripulação morreram. As operações foram suspensas e só retomadas três anos depois. Em fevereiro ocorreu a última viagem da Discovery e em maio, a da Endeavour. Com esta última missão a Nasa encerrará a era das naves espaciais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO