Edward Luce: A luta pelo socialismo desperta nos EUA

Artigo de Edward Luce publicado no Financial Times aponta aspecto da vida política nos Estados Unidos pouco conhecido no Brasil e no conjunto da América Latina - o despertar da luta pelo socialismo, à moda norte-americana. "Metade do Partido Democrata promete tornar o país socialista pela primeira vez na história. Boa parte do que se acreditava sólido agora evapora no ar", escreve o autor

Edward Luce: A luta pelo socialismo desperta nos EUA
Edward Luce: A luta pelo socialismo desperta nos EUA

247 - Artigo de Edward Luce no Financial Times, republicado nesta sexta-feira (15) no jornal Valor Econômico aponta aspecto pouco conhecido no Brasil e no conjunto da América Latina - o despertar da luta pelo socialismo, à moda norte-americana. "Metade do Partido Democrata promete tornar o país socialista pela primeira vez na história. Boa parte do que se acreditava sólido agora evapora no ar", escreve o autor.

Edward Luce explica que há poucos anos, a maioria dos democratas tinha medo de se dizer liberal, o termo com que nos EUA são designados os políticos de esquerda. Agora, porém, diz o autor, essa maioria "abraça o socialismo com naturalidade". Luce indica que esses democratas podem ser derrotados por Trump em 2020, o que "seria um túmulo precoce para o amanhecer socialista dos EUA".

O autor considera, por outro lado, que "até lá, os eleitores americanos deverão continuar tendo vislumbres de algo raro - um debate ideológico genuíno".

Leia a íntegra

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247