HOME > Mundo

Egito inicia eleição presidencial

Ahmed Shafiq, o último primeiro-ministro de Hosni Mubarak, e Amr Musa, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-chefe da Liga Árabe, estão entre os favoritos para assumir o posto de primeiro presidente da democracia no país

Egito inicia eleição presidencial (Foto: Suhaib Salem/REUTERS )

247 com agências internacionais - Mais de 50 milhões de egípcios estão convocados às urnas nesta quarta-feira para escolher o primeiro presidente da democracia no país. Os colégios eleitorais foram abertos às 8h locais (3h de Brasília) e o primeiro turno termina na quinta-feira.

Amr Musa (ex-ministro das Relações Exteriores de Hosni Mubarak e ex-chefe da Liga Árabe), Abdel Moneim Abul Futuh (islamita independente), Mohamed Mursi (da Irmandade Muçulmana) e Ahmed Shafiq (o último primeiro-ministro de Mubarak) despontam como favoritos para passar ao segundo turno, que acontecerá em 16 e 17 de junho. Entre os candidatos, não há uma mulher ou qualquer membro da comunidade de cristãos coptas (que representam cerca de 10% da população).

As Forças Armadas e a Polícia foram acionadas para garantir a segurança ao redor dos colégios eleitorais.

O Conselho Superior das Forças Armadas (CSFA), que governa o país desde a queda de Mubarak em fevereiro de 2011, comprometeu-se a entregar o poder até 30 de junho. O novo presidente terá um mandato de quatro anos.