Eleição de Milei pode prejudicar acordo entre Mercosul e União Europeia

Bloco europeu quer finalizar o acordo até 6 de dezembro, dias antes da posse do novo presidente argentino

Recém eleito presidente argentino, Javier Milei
Recém eleito presidente argentino, Javier Milei (Foto: REUTERS/Mariana Nedelcu)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A União Europeia afirmou seu compromisso para finalizar o acordo entre o Mercosul até 6 de dezembro, prazo delimitado por ambos os blocos econômicos. A necessidade de um rápido acordo entre as partes agora encontra como questão o recém eleito presidente da Argentina, Javier Milei.

Milei já havia afirmado em entrevista que iria retirar seu país do Mercosul, decisão essa que mudaria o rumo de negociações entre uma possível união com o bloco europeu. Segundo matéria do UOL, o que pode ajudar em tal questão é que a posse de Milei acontece no dia 10 de dezembro, quatro dias depois da data sugerida para fechamento do acordo.

continua após o anúncio

Após 20 anos de negociações, em 2019 foi finalizado um acordo entre o Mercosul e a União Europeia, mas o processo foi congelado diante do posicionamento do governo Jair Bolsonaro (PL) frente às políticas ambientais que não agradavam o grupo europeu. O acordo foi somente retomado agora com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O novo projeto visa fechar um acordo comercial com a criação de um fundo de 12 bilhões de euros para países do Mercosul, buscando a implementação de políticas ambientais e a redução do desmatamento. Também há uma proposta de que os governos europeus ajudem financeiramente na conservação das florestas na América do Sul.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247