Eleição de Milei pode prejudicar acordo entre Mercosul e União Europeia
Bloco europeu quer finalizar o acordo até 6 de dezembro, dias antes da posse do novo presidente argentino

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A União Europeia afirmou seu compromisso para finalizar o acordo entre o Mercosul até 6 de dezembro, prazo delimitado por ambos os blocos econômicos. A necessidade de um rápido acordo entre as partes agora encontra como questão o recém eleito presidente da Argentina, Javier Milei.
Milei já havia afirmado em entrevista que iria retirar seu país do Mercosul, decisão essa que mudaria o rumo de negociações entre uma possível união com o bloco europeu. Segundo matéria do UOL, o que pode ajudar em tal questão é que a posse de Milei acontece no dia 10 de dezembro, quatro dias depois da data sugerida para fechamento do acordo.
Após 20 anos de negociações, em 2019 foi finalizado um acordo entre o Mercosul e a União Europeia, mas o processo foi congelado diante do posicionamento do governo Jair Bolsonaro (PL) frente às políticas ambientais que não agradavam o grupo europeu. O acordo foi somente retomado agora com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O novo projeto visa fechar um acordo comercial com a criação de um fundo de 12 bilhões de euros para países do Mercosul, buscando a implementação de políticas ambientais e a redução do desmatamento. Também há uma proposta de que os governos europeus ajudem financeiramente na conservação das florestas na América do Sul.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247